Guia Monte Verde

Acompanhe as novidades do GUIA:

RSS FeedTwitterFacebook

Desenvolvido por
Toque de Midas

Ecoturismo em Monte Verde


A caminho das montanhas... e além


Entre os passeios mais concorridos de Monte Verde estão as caminhadas até as montanhas. Para chegar lá sem se cansar muito, você pode subir de carro até o ponto onde começam as trilhas. A partir da avenida principal, tanto a Rua da Mantiqueira quanto a Avenida das Montanhas levam até lá. Se você quiser ir à Pedra Partida ou Pedra Redonda, o melhor caminho é pegar a Avenida das Montanhas; para o Mirante, Platô e Chapéu do Bispo, é mais rápido seguir pela Rua da Mantiqueira.


DICA

Ao se aventurar nas montanhas, não se esqueça de usar um calçado adequado, levar um cantil ou garrafa de água, um agasalho (é incrível como o tempo muda lá em cima) e, se for o caso, algum alimento. Como pessoa consciente, não deixe de levar um saco para guardar e trazer seu lixo de volta; e aproveite para pegar o lixo que outros não tão conscientes deixaram pelo caminho.



Dados geográficos de Monte Verde (centro)
Altitude: 1560 m
Latitude: 22° 52' S
Longitude: 46° 02' W




Mirante

De todas as caminhadas pelas montanhas, o Mirante é o ponto mais baixo e também o mais rápido de se alcançar. É uma grande rocha plana, situada na encosta da montanha, de onde se tem uma visão geral de toda Monte Verde. [Atenção: a trilha para o Mirante está fechada por falta de uso, e não é recomendada no momento.]

Platô

Próximo à pedra do Chapéu do Bispo e ponto estratégico para se chegar ao Pico do Selado, o Platô fica a poucos minutos de caminhada do Mirante. Dessa extensa laje de granito descortina-se um bonito visual, dominado ao fundo pela presença imponente do Selado, a mais alta montanha da região e o maior desafio para os andarilhos.

Chapéu do Bispo

A apenas 15 minutos do Platô, a pedra do Chapéu do Bispo (2030 metros de altitude) é bastante visitada pelos turistas nos finais de semana. Os mais ousados podem subir no seu topo, com a ajuda de ferros fincados na rocha, ou mesmo fazer um rapel.

Pedra Redonda

De todos os passeios pelas montanhas, a Pedra Redonda é, talvez, a que proporciona a vista mais bonita de Monte Verde (embora esteja a apenas 1990 metros de altitude, enquanto que os outros picos situam-se a mais de 2000). Atingir o seu cume exige um pouquinho mais de esforço: apesar da trilha ser curta, a subida tem trechos bastante íngremes, mas o trabalho compensa quando se chega lá em cima. Aí é só sentar, relaxar e ficar curtindo o visual.

Pedra Partida

A partir da mesma trilha que leva à Pedra Redonda, pode-se chegar também à Pedra Partida. Essa caminhada nos leva a 2050 metros de altura, em um trajeto mais longo, porém mais tranqüilo e sem subidas abruptas. O visual lá do alto é semelhante ao que se tem na Pedra Redonda: avista-se toda a vila de Monte Verde e, ao longe, a Pedra do Baú (em S. Bento do Sapucaí) e a região de Campos do Jordão.

Pico do Selado

Ponto mais alto de toda a região, o Pico do Selado fica um pouco mais distante de Monte Verde, e é necessária uma caminhada de aproximadamente 2 horas a partir do Platô para se alcançar seu cume, a 2082 metros de altitude. A trilha é um pouco cansativa, com trechos íngremes (razão pela qual não é recomendável levar crianças pequenas). No topo do Selado tem-se uma soberba visão panorâmica de toda a serra, e as nuvens abaixo dão a impressão de que estamos em um avião! Ao final da tarde, se o dia estiver claro, podem-se ver as luzes de sete cidades da região e do Vale do Paraíba.

Travessia Monte Verde - São Francisco Xavier

Para quem gosta de caminhar de verdade, uma boa pedida é fazer a trilha que liga Monte Verde à vizinha São Francisco Xavier. O trajeto, de aproximadamente 12 quilômetros, tem dificuldade média e é percorrido normalmente entre 5 e 6 horas, com trechos de subida e descida enquanto se vence a serra. Este passeio também pode ser feito de bicicleta ou a cavalo. É recomendável o acompanhamento de um guia local, uma vez que a trilha atravessa propriedades particulares e apresenta diversas bifurcações.


Veja mais sobre passeios na página Passeios & Lazer


Indique a um amigoCaixa de Sugestões

Textos e imagens © 2000-2017 GUIA MONTE VERDE.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste conteúdo sem permissão expressa do autor.

Gostei