Guia Monte Verde

Acompanhe as novidades do GUIA:

RSS FeedTwitterFacebook

Desenvolvido por
Toque de Midas

Notícias de Monte Verde


MONTE VERDE TEM NOVO RECORDE DE FRIO:
TEMPERATURA CHEGA A 1,1° C ABAIXO DE ZERO


MONTE VERDE (MG), 16 de Agosto de 2013 - A Serra da Mantiqueira teve hoje o dia mais frio do ano. A temperatura mais baixa registrada no Brasil foi em Monte Verde, onde os termômetros marcaram 1,1° C negativo. Na cidade vizinha de Campos do Jordão, a mínima foi de 0° C.



Pela manhã, restos da geada ainda recobrem a região da Roda d'Água (foto: Grünwald Chalés)


De acordo com as medições oficiais do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), foi o dia mais frio e também a primeira temperatura negativa do ano em Monte Verde. O recorde anterior foi no dia 28 de julho, quando a estação do INMET registrou 0,3° C.

A realidade, porém, é um pouco diferente: segundo Nelson Pacheco, que possui uma estação meteorológica particular em Monte Verde, no mesmo dia 28 de julho a temperatura mínima real no centro foi de -1,6° C, a mais baixa do ano até o momento (hoje ficou em -1,3° C). Além disso, a mínima oficial de hoje foi a primeira negativa do ano, mas, na verdade, foi a sétima vez que Monte Verde esteve abaixo de zero neste inverno. Essa diferença da medição oficial é devida ao local onde a estação do INMET foi instalada, que costuma registrar temperaturas um pouco mais altas que as reais no centro da vila.



Às 8 horas e já com sol, temperatura ainda é de zero grau no centro (foto: Grünwald Chalés)


Agosto mais frio do que julho? Ao contrário do que muitos pensam, é comum o mês de agosto registrar temperaturas mais baixas do que julho. Nos últimos 13 anos, em 4 deles a mínima anual foi em agosto (contra 6 vezes em julho). Esses dados são de um estudo realizado pelo GUIA MONTE VERDE, com base nas medições feitas por Nelson Pacheco desde o ano 2000 (anos antes do INMET instalar a estação meteorológica local). Para mais detalhes, consulte a seção Clima de Monte Verde, que traz informações bem precisas sobre as temperaturas típicas em todos os meses do ano.

Nova frente fria a caminho - Segundo informações da Somar Meteorologia, uma nova frente fria está a caminho do Sudeste e deve derrubar novamente as temperaturas na próxima semana.


< Notícia anterior: 8 dias de geadas consecutivas em Monte Verde


Textos e imagens © 2000-2024 GUIA MONTE VERDE.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste conteúdo sem permissão expressa do autor.

Gostei