Guia Monte Verde
Acompanhe as novidades do GUIA:

RSS FeedTwitter

Desenvolvido por
Toque de Midas
NOTÍCIAS

Eclipse total da Lua
21 de Dezembro de 2010


Na madrugada de 20 para 21 de Dezembro, teremos a oportunidade de observar mais um eclipse total da Lua, um fenômeno celeste que sempre atrai a atenção pela sua beleza.

O evento tem início às 03h29 desta terça-feira e termina já pela manhã, às 09h04 (horários de Brasília). No Brasil só poderemos acompanhar a primeira metade, mas mesmo assim será possível ver e fotografar a fase mais bonita do espetáculo: pouco antes do amanhecer, a Lua estará próxima do horizonte e com uma coloração avermelhada, o que deve render ótimas fotos.

Para você acompanhar e fotografar o espetáculo, o autor preparou um diagrama detalhado de todas as etapas e horários do evento. Céus claros e boas observações!



Clique para ampliar e imprima o diagrama com todos os horários do eclipse




Sequência dos principais momentos do eclipse.
No auge do evento, a Lua estará próxima do horizonte oeste.



Dicas para acompanhar e registrar o eclipse


Não perca o melhor - Embora o eclipse comece tecnicamente às 03h29, a mudança no brilho da Lua só começará a ficar perceptível a olho nu por volta das 04h00, quando ela penetra na parte mais interna e mais escura da penumbra. O melhor do espetáculo tem início às 04h32, quando será fácil notar a sombra avançando e escurecendo o disco lunar.

Escolha um bom local - O eclipse começa com a Lua alta no céu, mas ela irá descendo e, na melhor parte (a fase de totalidade), estará bem baixa no horizonte oeste. Procure um lugar desimpedido, livre de prédios ou árvores nessa direção.

Instrumentos para observação - O eclipse lunar é um fenômeno muito bonito para se acompanhar a olho nu, não sendo necessário nenhum cuidado ou instrumento especial. Contudo, caso você disponha de um par de binóculos de qualquer tipo, eles serão muito úteis e revelarão bonitos detalhes adicionais, principalmente durante a totalidade.

Fotografia - Mesmo com câmeras digitais simples é possível registrar as fases mais interessantes do eclipse. Não vamos nos estender em detalhes técnicos aqui (consulte o manual da sua câmera para utilizar bem os recursos que ela oferece), mas alguns detalhes são importantes para conseguir fotos de qualidade. Os cuidados a seguir valem para todos os tipos de câmera, siga-os para obter melhores resultados:

  • Ajuste a câmera para a resolução mais alta
  • Se a sua câmera tiver ajuste de sensibilidade, selecione ISO 400
  • Fotografe usando apenas o zoom ótico (o zoom digital reduz muito a qualidade da imagem)
  • Utilize um tripé ou coloque a câmera em uma base qualquer para evitar fotos tremidas
  • Fotografe usando o disparador automático (isso também evita trepidações)
  • Experimente antes do eclipse: fotografe a Lua nas noites anteriores, teste os ajustes da câmera e procure descobrir qual configuração proporciona os melhores resultados
  • Lembre-se que a Lua estará perto do horizonte e totalmente eclipsada ao amanhecer, o que deve proporcionar bonitas fotos panorâmicas



Câmeras simples podem registrar bem um eclipse lunar.
Eclipse parcial da Lua, 16 de agosto de 2008 (foto do autor)



Sequência de fotos do eclipse total de 03 de março de 2007.
As imagens foram feitas em intervalos de 4 minutos (foto do autor)


Textos e imagens © 2000-2017. Todos os direitos reservados.