Guia Monte Verde

Acompanhe as novidades do GUIA:

RSS FeedTwitterFacebook

Desenvolvido por
Toque de Midas

Notícias de Monte Verde


FESTIVAL DE INVERNO DE MONTE VERDE 2017
Confira a programação completa do evento



De 01 a 29 de Julho acontece a 5ª edição do Festival de Inverno de Monte Verde, uma realização da Prefeitura Municipal de Camanducaia com o patrocínio da Melhoramentos Florestal. Todos os eventos são gratuitos e ocorrem aos sábados (dias 01, 08, 15, 22 e 29 de Julho).

O festival conta com uma extensa programação cultural que inclui shows, concertos, apresentações de rua e oficinas culturais. As atrações são gratuitas e ocorrerão em vários locais de Monte Verde, incluindo, pela primeira vez, apresentações na Pedra Redonda (um dos principais pontos turísticos da vila).

A abertura do evento contará com a tradicional apresentação dos artistas da Letônia, Matiss Uskans e Ilze Farte, e no último dia do festival a emoção ficará por conta da Orquestra Melhoramentos Caieiras. Vale também o destaque para a famosa Banda de Gaita de Foles Brasil Caledonia, que todos os anos faz sucesso ao desfilar pela avenida principal de Monte Verde.

Paralelamente ao festival, no dia 08 de julho às 22 horas haverá também um show do cantor e compositor Nando Reis, ex-integrante da banda Titãs. A apresentação, que acontece no Lago Central de Monte Verde, é uma iniciativa privada dentro do evento, com ingressos a partir de R$60 (mais detalhes no site www.climaxproducoes.com).


PROGRAMAÇÃO OFICIAL





SINOPSE DAS ATRAÇÕES DO FESTIVAL

Matiss Uskans e Ilze Farte: a dupla de músicos da Letônia, terra de Verner Gringberg (fundador de Monte Verde), abre o Festival de Inverno com apresentação de músicas típicas do país báltico com apoio da Associação Brasileira de Cultura Leta.

Rir é o Melhor Remédio: trabalho realizado pelo Instituto Albert Rodrigues, a peça agrada a todos os públicos, divertindo e educando através da arte. O instituto realiza em Monte Verde um trabalho socioeducativo com crianças e adolescentes

Congada de São Benedito: é uma manifestação cultural que abrange uma junção de valores, práticas e tradições, como a dança, a música, a religiosidade e, acima de tudo, um contexto sócio-histórico que nos remete ao tempo da escravidão, tempos de luta e hoje se afirma como um processo de identidade dos descendentes afro-brasileiros.

Mountain Song: uma banda que nasceu com a proposta de tocar música raiz de toda a música pop, passando pelo blues, soul, rock, funk, country e reggae.

Chico Ceará: sanfoneiro bastante conhecido, tocou por muitos anos com Alceu Valença e se dedica ao resgate e divulgação do instrumento.

Andrea Avellar: com músicas, poesias, violino e violão, a poetisa apresenta a personagem do seu livro “Isolda e o Mistério do Baú de Histórias”. Isolda é uma fada contadora de histórias que viaja pelo mundo espalhando suas histórias.

Banda Marcial Irmão Paulo: fundada em 1954 pelos religiosos da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, tinha como finalidade enriquecer as atividades do Ginásio São João da Campanha. Na década de 70, angariou grande fama com a conquista de diversos prêmios em campeonatos de bandas marciais. Em 2005 foi criada a Associação de Amigos da Banda, que ajuda na manutenção do grupo até os dias atuais.

Allegro Music: a orquestra livre de música da cidade de Itapeva, fundada por Rafael Augusto em 2015, tem como objetivo reunir músicos da região para apresentações diversas, destacando o papel da música.

Thiago Delegado: o versátil violão de sete cordas do jovem mineiro vem conquistando cada vez mais seu espaço na música brasileira. O violonista já conta com três álbuns na carreira e se prepara para o lançamento do seu primeiro DVD.

Márcio Mineiro: flautista, idealizador do grupo de choro “A Turma do Zé Broa”, em 2000, quando vem divulgando o choro, samba e a música brasileira. Nasceu em São João Del Rei (MG). Professor e Luthier, mora em Pouso Alegre (MG).

Heyttor Barsalini: criou o personagem Nhô Minino em 2002. Ator e diretor teatral, uniu suas raízes caipiras e as técnicas interpretativas adquiridas ao longo de anos de estudo e prática, para desenvolver este personagem que dialoga com o público em linguagem direta e interativa, fazendo rir e retomando a simplicidade das coisas corriqueiras do universo rural brasileiro. Um show com uma hora de risadas, voltado ao público familiar.

Banda de Gaita de Foles Brasil Caledonia: fundada em 1995 pelos irmãos Cristiano e Marcos Bicudo sob a denominação de “Scottish Link Pipe Band”, uma legítima banda de gaita de foles e percussão escocesas (pipe band) no Brasil. Além do tradicional repertório escocês, o grupo mescla estilos com baião. A banda já participou de campeonatos na Escócia e é considerada a melhor ‘pipeband’ da América Latina. Em 2013, participaram da Rock Street, no Rock in Rio e nesse mesmo ano ganharam o primeiro título sul-americano da categoria, em Buenos Aires.

Francis Rosa: cantor e compositor, tem em seu repertório canções que traduzem seu amor e respeito pela Serra da Mantiqueira. Sua inspiração veio em Joanópolis, cidade localizada em plena serra, onde foi nascido e criado, envolvendo o espectador em uma atmosfera bucólica e acolhedora que o aproxima do que é sentido nas fogueiras e rodas de viola, muito comuns nos terreirões das fazendas e lugarejos da serra.

Duo Elton Emílio e Paula Oliveira: dedica-se ao estudo e à interpretação contemporânea de canções brasileiras. Neste ano optou por prestigiar os aniversariantes Chiquinha Gonzaga (170 anos), Villa Lobos (130 anos) e Tom Jobim (90 anos).

Mad Science: o espetáculo leva ao público o fantástico mundo da ciência, despertando a imaginação e a curiosidade de crianças e adultos, mostrando como a ciência está presente no dia a dia.

Orquestra Melhoramentos Caieiras: com mais de 50 músicos e diversos instrumentos em sua formação, a orquestra, apesar do título clássico, tem uma ‘pegada’ bem contemporânea e popular, com repertórios que agradam a diversos públicos, não apenas os apreciadores de música erudita.

Harmony Vox: grupo de harmonia vocal criado em 2001 em Belo Horizonte, com foco nos estilos disco music, anos 70, 80 e 90, black music, R&B e soul, que colocam a plateia para dançar.


Toda a programação tem entrada franca.




Textos e imagens © 2000-2024 GUIA MONTE VERDE.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução deste conteúdo sem permissão expressa do autor.